quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Telepatia e espiritismo


A comunicação entre as pessoas transcende os limites do mundo físico. Ela ocorre, muitas vezes, primeiramente no plano astral, ou seja, é uma realidade espiritual antes mesmo de ser concretizada no plano material.
Ao pensar em alguém, por exemplo, evocamos na memória não apenas a imagem que temos dessa pessoa, mas também vem à tona nossa memória emocional em relação a ela. Se tivermos uma terrível discussão com alguém, e tempos depois ainda sentirmos uma certa mágoa ou raiva, ao lembrarmos dessa pessoa a raiva virá novamente à “superfície” do nosso campo emocional, repercutindo em nossa aura e em nosso corpo físico.
Mas, o processo não para por aí. Nossa emoção também atinge a pessoa pela qual sentimos raiva. Este processo ainda não está muito claro para nós. Muitos já tentaram explicar como isso ocorre, inclusive Kardec, mas ainda não temos certeza de como o fenômeno realmente acontece.
O que é fato é que uma forte emoção (que é ação, movimento) aliada ao pensamento (que direciona) tem a capacidade de imprimir seu próprio padrão no alvo ao qual foi direcionada. A pessoa, então, poderá ter algumas sensações desagradáveis ou, simplesmente, se lembrar “do nada”da discussão que teve conosco. Isso ocorre espontaneamente, na maioria das vezes sem que percebamos.
Mas a comunicação entre as pessoas, pelo pensamento, também pode ocorrer de forma consciente, provocada, sem que precise entrar algum tipo de forte emoção: basta o pensamento, a vontade, a concentração e uma sensibilidade mais apurada. Isso já foi amplamente testado em pesquisas científicas. Procure ler obras a respeito para ampliar seu conhecimento do assunto e chegar às suas próprias conclusões. Procure testar com alguém!
Kardec também procurou explicar como tudo isso ocorre. Vale a pena ler o livro Obras Póstumas para entender melhor. Finalizo reproduzindo, a seguir, um trecho:
“Sendo os fluidos o veículo do pensamento, este atua sobre aqueles como o som atua sobre o ar; eles nos trazem o pensamento como o ar nos traz o som. Pode-se, pois, dizer, com verdade, que há ondas nos fluidos e radiações de pensamento, que se cruzam sem se confundirem, como há, no ar, ondas e radiações sonoras.
Ainda mais; criando imagens fluídicas, o pensamento se reflete no envoltório perispirítico como num espelho, ou, então, como essas imagens de objetos terrestres que se refletem nos vapores do ar tomando aí um corpo e, de certo modo, fotografando-se. Se um homem, por exemplo, tiver a ideia de matar alguém, embora seu corpo material se conserve impassível, seu corpo fluídico é acionado por essa ideia e a reproduz com todos os matizes. Ele executa fluidicamente o gesto, o ato que o indivíduo premeditou.
Seu pensamento cria a imagem da vítima e a cena inteira se desenha, como num quadro, tal qual lhe está na mente.
É, assim que os mais secretos movimentos da alma repercutem no invólucro fluídico. É assim que uma alma pode ler noutra alma como num livro e ver o que não é perceptível aos olhos corporais. Estes veem as impressões interiores que se refletem nos traços fisionômicos: a cólera, a alegria, a tristeza; a alma, porém, vê nos traços da alma os pensamentos que não se exteriorizam.”
Fonte: Victor Rebelo

domingo, 12 de outubro de 2014

Como identificar quando estamos sendo atacados?


Na maioria das vezes sem saber nos defender ou renovar nosso campo energético fortalecendo-o, acabamos criando um sistema de ataque x agressão, visando nossa defesa.
Ao sentirmos que nos sugam energeticamente criamos uma aura porco espinho que é uma forma de defesa x sugação.
Tornamos nosso campo áurico carregado de cor escura.
As pessoas que sugam nossa energia o fazem:
através de um toque, com o qual nos sentimos mal;
nos agridem com palavras;
nos olham com olhar de peixe morto, olhar vazio ou vidrado, olhar de sugação, passam a impressão que estão fora de si ou em consciência alterada, podem ser pessoas com problemas sérios, drogados, traumatizados ou mesmo problemas mentais e psicológicos, essas pessoas estão desligadas de sua fonte de sentimentos e não se abastecendo, buscam sugar os outros.
A sucção oral... a pessoa fala em excesso, não nos dando tempo para pensar, tentando nos convencer de seu ponto de vista, contando seus problemas, sua fala é tediosa e vamos sentindo uma canseira;
A sucção visual, a pessoa nos olha como se fosse um aspirador, a sensação deste olhar é que ela nos penetra e nos deixa vazios ou nus. pessoas masoquistas, pessimistas e que vivem apenas se queixando ou se lamentando de tudo.
A sucção verbal, através da palavra nos agridem ou nos ofendem, também conseguem nos humilhar, devemos nos cuidar para não entrar no ataque, pois é este o objetivo latente do agressor, e se nos dispusermos a discutir, despendemos mais forças e é isso que ele precisa e quer, mais energia.
explosões de raiva ou ataques histéricos, é o agredir e esvaziar, desta forma criam uma espécie de defesa e vão desgastando os outros.
Os ataques psíquicos podem ser causados por agentes físicos ou não... pessoas inimigas, invejosas, elas elaboram uma energia com o pensamento com a qual podem atingir suas vítimas.
Vale ressaltar, que estes ataques não precisam necessariamente serem propositais. Em geral, por mais dominadoras e possessivas ou dominadoras essas pessoas possam ser, normalmente são pessoas carentes e que desejam e merecem, sobretudo, afeto e atenção.
Quando você se sentir extremamente sobrecarregado, encoste-se de costas à uma árvore e a abrace "por trás" e fique assim por alguns minutos, o suficiente para sentir-se melhor, não exceda muito tempo, você pode ter uma descarga excessiva e sentir-se fragilizado.
Ao contrário, quando você se sentir esgotado, cansado, exausto, triste, melancólico, deprimido, sem forças... abrace a árvore de frente... por alguns minutos, não muito também, se caso exceder o tempo e vier a ter febre ou qualquer outro sintoma desconfortável, tome uma ducha rápida, fria. Enquanto abraça a árvore, Sinta seu chakra cardíaco inflando de energia amorosa e carinhosa, sinta-se fortalecido e energizado, com capacidade indefinível de amar e aceitar as coisas individualmente, sinta o poder do amor da Natureza e do seu próprio AMOR A SI MESMO
Você também pode andar com os pés descalços e fortalecer seus laços com a Terra (na areia da praia, na grama de casa, do parque, na terra, qualquer lugar, desde que seja solo nu, sem piso ou qualquer outro revestimento artificial ou sintético - o que pode aumentar ainda mais sua energia estática e te proporcionar ainda mais irritação e nervosismo - por ex.: carpet), trocando energias através dos seus chakras secundários dos pés que levam energia diretamente para seu chakra básico, esse é seu contato de equilíbrio com a vida e o momento. Quando você se harmoniza através do contato dos pés com o Solo nu, você se sente a vontade na vida, sente força nos seus objetivos e vontade de viver, além de alimentar seu "instinto natural".
O contato com a Natureza, não é apenas "olhar" ou passear no parque ou qualquer que seja o local escolhido, mas sim: SENTIR, VER E OUVIR o que ELA está nos passando. Estar conectado verdadeiramente e inteiramente. Não passe despercebido pelas belezas e presentes que Ela te oferece a todos os momentos e todos os dias. Quando se propuser a andar no solo com os pés descalços, sinta, leve sua consciência para este contato. Quais as sensações despertadas, analise e entregue-se a esse momento único. Quais as recordações que são afloradas, quais as sensações despertadas, qual a temperatura do solo, dos seus pés, qual a textura, como você sente o atrito e o movimento...
Perceba também o céu, ouça o vento, veja as flores, as árvores... Inspire profundamente o dourado do Sol, o verde das plantas, o azul do céu... Inspire cada cor uma de cada vez, imagine como se essas cores associadas às paisagens, pudessem ser sorvidas pelo nariz e absorvidas pelo seu corpo, indo para cada célula e deixando cada célula com aquela cor. Faça isso com uma cor de cada vez. Sinta o Sol, que te aquece, e as vezes até em excesso - o que as vezes pode causar em você uma certa "revolta" porque "- estou morrendo de calor!-" , até o frio, que proporciona um aconchego e que as vezes é intenso e você diz: "- ah! eu odeio o frio!-", lembre-se que cada uma das estações traz uma etapa nova, um novo ciclo, um novo momento, são bem marcados para justamente nós "vermos" e podermos "acompanhar" essas transformações... mas o que realmente acabamos por fazer? Reclamando do frio e querendo calor no inverno e reclamando do calor e querendo frescor no verão???!!! A contradição é mais uma das peculiaridades do homem nos últimos tempos... O que você QUER DE VERDADE??? Qual seu VERDADEIRO ANSEIO? Se você conseguir responder a estas questões, terá já meio caminho andado em direção à felicidade e realização! Pense nisso enquanto caminha e se conecta com o amor da Natureza!
Com a fonte de amor, inerente em cada ser vivo:
O amor é inerente a cada ser vivo. Desde as plantas, animais até minerais. A Natureza, como já expliquei acima, é amorosa em todos os sentidos e nos oferece esse amor de várias formas. Nós é que temos que entrar em harmonia com ela, nós é que abusamos e a destruímos. Mas apesar da Natureza estar mostrando algumas faces que alguns consideram como "revolta da natureza", nada mais é do que resposta às nossas ações. Fenômenos climáticos que causam maremotos, incêndios, terremotos e outras catástrofes "naturais" são conseqüências, muitas vezes, das ações que o ser humano vem fazendo à Terra. Mas isso também é para chamar nossa atenção, é como o bebê que não recebe seu alimento e chora alto. O amor a que estou me referindo não é apenas esse, mas o todo: o amor que você tem no seu coração pelos seus filhos e familiares, amigos e parentes, e aquele que você deveria nutrir pelos seus "não tão amigos assim". Procurando AMAR MAIS E QUESTIONAR MENOS, com certeza estaremos vivendo melhor e nos defendendo de fluxos negativos. Não há poder maior do que o poder do AMOR.
Com a Harmonia de ligação com o Universo:
O Universo infinito também tem poder para nos auxiliar na defesa energética. Veremos adiante algumas práticas que utilizam este meio.
Com a harmonia dos Pensamentos:
A pessoa é aquilo que ela pensa que é. Se você achar que uma coisa vai dar certo, ou que ela vai dar errado, nas duas situações você estará correto. O nosso maior poder energético está no PENSAMENTO. Cuidado com aquilo que você pensa. o Pensamento é energia pura e se você quiser provas científicas deste poder, leia mais sobre Física Quântica (neste caso eu recomendo "Alice no País do Quantum") e leia também a respeito da Inteligência Emocional (neste caso eu recomendo "Auto Engano" de Daniel Golleman - ou qualquer outro livro dele). Se você pensar que é suscetível à energias negativas e que elas te perseguem onde quer que você vá... esteja certo disso, porque é isso o que acontecerá mesmo que você possua uma estrutura energética menos suscetível. Por isso é importante sobre tudo ter bons pensamentos, "ser otimista" e não "ter otimismo"- é diferente... Acreditar que coisas boas estão reservadas para você e que a cada momento você está mais preparado para recebê-las. Por mais dificuldades que você esteja enfrentando, imagine sempre que a solução está vindo e que você está superando tudo e se tornando uma pessoa cada vez melhor, e melhor... E que tudo dá certo no final... e se ainda não deu... é sinal que o fim ainda não chegou!!! Se mesmo assim pensamentos negativos invadirem sua mente procure desviar este fluxo. Se a questão envolvida é EMOCIONAL, analise sob o ponto de vista RACIONAL, e se a questão for RACIONAL, analise sob o ponto de vista EMOCIONAL. Desta forma você estará quebrando um círculo vicioso e não ficará se cobrando por algo que fez de uma forma e não de outra. Manter o equilíbrio nos pólos cerebrais (Hemisfério direito - emocional e Hemisfério Esquerdo - racional) para tirar uma conclusão é a melhor maneira de não gerar culpa e nem culpados. Lembre-se também que você É O RESPONSÁVEL PELAS SUAS ATITUDES pois são RESULTADOS DOS SEUS PENSAMENTOS. Mantendo este equilíbrio mental, com certeza fica mais fácil manter o equilíbrio energético áurico.
ATAQUES DIRIGIDOS
Da mesma forma que o ataque energético pode ser efetuado sem a percepção consciente do agressor ou mesmo do agredido, também pode ocorrer o ataque dirigido.
O mais interessante destes ataques é que eles têm uma peculiaridade: "parecem que vêm de fora". E de fato, pode ser isso mesmo.
Com o claro objetivo de absorver, nutrir-se ou repelir, obsessores encarnados e desencarnados podem agir:
1) ATAQUE MENTAL:
O ataque mental é aquele que age diretamente nos nossos pensamentos e/ou se aproveitam dele (o que eu particularmente acredito mais). Por exemplo: se você está passando por um momento delicado em sua vida e tem coisas que estão mal resolvidas ou ainda coisas que podem ou não dar certo. O Obsessor age favorecendo seus pontos fracos. Aproveita-se de sua insegurança ou de seu medo nutrindo negativamente seus pensamentos a tal ponto, que de fato, as coisas acabam dando errado. Mas na verdade elas não deram errado por causa disso ou por causa daquilo, ela acabou dando errado simplesmente porque você acabou por ficar tão envolvido energeticamente com aqueles "medos" que atraíram energeticamente todo e qualquer processo vibratório de mesma intensidade, seguindo uma ordem natural de familiaridade energética. Isto é: você foi responsável, de uma forma ou de outra, pelas coisas que você atraiu.
Aí você pode perguntar: - ah! Mas e o Obsessor que me "persegue" (esses 'encostos') ??? - o obsessor se aproveita da energia que você está despendendo em maus pensamentos - porque ele também é responsável pela própria condição e precisa se nutrir de alguma forma. E então ele te encontra... num rodamoinho de pensamentos... e vários deles justamente como os que ele precisa, ou como ele mesmo os têm.
Como efeito deste tipo de perturbação, pode-se exemplificar: ruminação mental, pensamentos repetitivos, pensamentos negativos, pessimismo, insônia ou excesso de sono, pesadelos, irritação sem causa aparente, falta de concentração, mudança repentina de humor, depressão, tristeza profunda, etc.
O nosso campo áurico, revela através de sua cor e de seu tamanho o nosso estado energético, porém apenas naquele dado momento em que se está fazendo a análise, ou no momento em que um vidente a encontra. Sofremos alterações energéticas a todos os momento e por isso é muito importante a vigia constante e principalmente o auto-conhecimento para sabermos interpretar e saber o que está acontecendo conosco em determinado momento.
O pensamento produz energias que podem ser positivas ou negativas. A bondade, o amor, a harmonia erguem naturalmente proteções e defesas em nosso campo áurico.
Simplesmente pelo fato de que não nos atinge aquilo que não está vibrando no nosso nível.
Não faria sentido se eu explanasse esses pontos sem pelo menos sugerir alguma defesa.
Primeiramente, é totalmente imprescindível vigiar e cuidar daquilo que pensamos e principalmente de COMO pensamos, temos que estar atentos às nossas reações e aos nossos comportamentos e sensações.
2) ATAQUE EMOCIONAL
O ataque emocional é aquele que age diretamente em nossas emoções. O obsessor, percebendo ou não sua susceptibilidade aos pensamentos, parte então para o ataque emocional de forma a desestruturar as emoções, envolvendo seus sentimentos com rancor, repulsa, ódio, desconfianças, etc...
Por exemplo: Você encontra seu namorado(a) e ele lhe diz que se atrasou por algum motivo. Logo, o obsessor vai se aproveitar desta situação para enriquecer sua imaginação, despertando sentimentos de ciúmes, desconfianças e raiva. Mesmo que a pessoa em si lhe dê bons motivos e que você normalmente acreditaria, principalmente porque confia e ama esta pessoa, vai acabar sendo inundado por sentimentos que parecem vir de fora. E então você se pega discutindo e brigando até mesmo sem motivos, levado apenas por emoções negativas e que de fato você nem saberia explicar de onde veio.
Esses ataques provocam discussões, mal entendidos, dificuldades financeiras, perda de emprego, etc... Em seguida você acaba dominado por sentimentos de culpa, e transforma-se num círculo vicioso.
A maneira adequada a se proteger desses ataques é a mesma do ítem anterior. Estar atento e se conhecer bem. Saber exatamente quais são seus sentimentos e perceber as influências quando elas estão tentando se infiltrar nas lacunas que nós deixamos.
3) ATAQUES FÍSICOS:
Os ataques físicos são diretos, simples e objetivos. Normalmente utilizados por obsessores brincalhões ou que querem chamar a atenção de qualquer jeito. uma vez que você, supostamente, não permitiu seu acesso através de seu campo áurico. Então começam as brincadeiras. Mexe em cortinas, tropeções e outros pequenos incidentes.
O básico é tentar compreender o que esse incidente tem a lhe dizer. Tente compreender seu ritmo e seu caminho. Fique atento a todos os detalhes possíveis, mas não impressione-se com esses fenômenos, se podemos chamar assim. Dirija um pensamento amoroso e o distancie de seu círculo. Você não pode ajudá-lo, existem lugares próprios para isso, então peça que ele encontre um mentor iluminado e que o acompanhe. Não fique prisioneiro dos obsessores. Liberte-se. Por mais fenômenos que eles queiram mostrar seu poder, nenhum deles é suficiente forte para te atingir, a menos, lógico, que você permita. Acredite em você, acredite na força impulsionadora do Universo, independente de religião, é importante você acreditar num Ser superior, acredite nele, tenha fé e pratique, faça sua parte, que o Universo faz o restante.
AUTODEFESA PSÍQUICA
Você já deve ter se sentido fraco ou incapaz de se concentrar diante de uma certa pessoa. Essa situação as vezes pode acontecer com algum amigo com problemas, ou até mesmo constantemente com uma certa pessoa que não tem aparente motivo para "sugar" sua energia.
É importante saber agir em situação que você sente sua energia saindo sem seu consentimento.
Muitas vezes não se tratam de vampiros energéticos ou criaturas "malignas", e sim pessoas susceptíveis a energias.
Segue abaixo um texto de como evitar discretamente que sua energia saia de seu corpo.
Fique de lado, de forma a não ficar diretamente de frente para a pessoa e, quando encontrar o olhar fixo, concentre-se apenas do olho esquerdo da pessoa.
Cruze as pernas ou pelo menos os tornozelos, cruze os braços e mantenha-se cruzados se possível na parte superior do abdômen.
Fala ligeiramente para o lado e, quando não estiver falando, fique com a boca fechada e com a cabeça levemente inclinada para a frente.
No conjunto, essa é uma "autodefesa psíquica" muito discreta que pode ser usado em qualquer lugar sem chamar atenção.
O bom senso, sem dúvida, é evidente. Você não deve se relacionar diretamente com a pessoa da qual está se defendendo, na sua posição corporal. Com relação ao olho esquerdo da outra pessoa, você não deve estar receptivo a qualquer sugestão mental para mudar sua postura: o olho direito é o dominante. Se você se concentra no olho esquerdo da pessoa que está a sua frente (ou seja, o olho que está a frente para seu olho direito!) você não poderá ser facilmente dominado e também ninguém dirá que você está evitando o olhar. A região "astro-sensitiva" da parte superior do abdômen também é bem protegida.

domingo, 14 de setembro de 2014

A POLÊMICA SOBRE A CONCEPÇÃO DE JESUS DE NAZARÉ


Amigo leitor, é com muita satisfação que retomamos nossas atividades como blogueiro, e para reinaugurar nossos estudos sobre a historicidade das religiões, vamos tratar de assuntos no que tange ao Cristianismo Primitivo, e Judaísmo.
Os estudos começaram com base em colóquios com minha Irmã em Cristo, a escritora Flávia Neves, e acompanhando um belo trabalho realizado pelo Professor Severino Celestino.
Eu Sempre tive muitas indagações sobre o Velho Testamento e no Novo Testamento.
A postagem de hoje, será um marco para nosso blog, Contador de História, falando sobre a Concepção de Jesus, e fazendo uma viagem pela bíblia sagrada de Jerusalém, e conhecendo um pouco sobre os costumes Judeus, contemporâneo a Vida de Jesus – O Cristo.
Diante dos estudos que venho realizando, cheguei em uma conclusão assertiva.
Para conhecermos o Cristianismo Redivivo, precisamos conhecer como foi o Cristianismo Primitivo, e me arrisco a dizer que precisamos conhecer um pouco de Judaísmo, para entender a proposta do Meigo Rabi da Galileia – Jesus, O Cristo, que nasceu entre o Povo Judeu, por razões que temos conhecimento superficial, e a cada estudo buscaremos entender um pouco mais, porque os Judeus, foi mais uma vez o Povo Eleito para receber esse Espírito Crístico que marcou toda nossa história religiosa.
Não temos a pretensão de ensinar alguém, mas temos a necessidade de compartilhar nossos estudos, que possa servir de contribuição para os estudos de nossos amigos leitores do blog.
Em uma obra chamada o Livro dos Espíritos, que segundo o Codificador da Obra, ela é composta de perguntas que foram formuladas no século XIX, aos Espíritos Venerandos. Encontraremos nesta obra a questão 625.
625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
Resposta: “Jesus.”
Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava. Quanto aos que, pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o têm transviado-lhes falsos princípios, isso aconteceu por haverem deixado que os dominassem sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condições da vida da alma, com as que regem a vida do corpo. Muitos hão apresentado como leis divinas simples leis humanas estatuídas para servir às paixões e dominar os homens. (1)
De uma forma despretensiosa eu vou discorrer a partir deste artigo sobre alguns assuntos que são tratados como “delicados” a respeito de Jesus e do Cristianismo são eles: a concepção de Jesus, a família de Jesus e sobre Cristianismo Primitivo.
A concepção de Jesus
Eu creio que tudo que é criado por Deus é regido pelas Leis Divinas, e vamos além que para cada Ação tem uma Reação, e que não existe Efeito sem Causa.
Em estudos sobre as Leis Divinas, Concluo que: Foram criadas por um Ser Perfeito, Soberanamente Justo e Bom, Onipresente, consequentemente suas Leis são perfeitas e imutáveis. As Leis Divinas, são imutáveis, pois se estivessem sujeito a mudanças, como as Leis humanas, elas não seriam criadas por um ser Perfeito. “Destarte se estivessem sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo nenhuma estabilidade teria” (L.E questão: 13) (2)
Muito se questiona sobre a natureza da concepção de Jesus, e acredito que o comentário acima endossa, motivo pela qual eu comungo da tese que ele nasceu através de uma concepção natural, conforme as Leis da Natureza. Porém o que difere é que um Espírito Crístico que não possuía nenhuma prova a ser resgata veio em missão para trazer a Boa Nova, esperada há séculos, pelo povo Judeu, porém não foi compreendido, como não é até nos dias de hoje.
Dos fatos históricos acerca do assunto Concepção de Jesus:
1-Seculo III – 325 DC, Concilio de Nicéia:
Criação da Doutrina Trinitária - A Trindade ou Santíssima Trindade, foi criada pela igreja católica apostólica romana, que professa Deus único preconizado em três pessoas distintas: O PAI, O FILHO E O ESPIRITO SANTO, para os seus defensores, é um dogma central da fé católica, considerado um mistério, algo que não tem explicação.
Severino Celestino, em sua obra, “O Evangelho e o Cristianismo Primitivo” no capítulo III, intitulado Jesus é Deus?
Ele discorre com propriedade acerca do assunto e utiliza algumas passagens evangélicas que refutam a ideia da Doutrina Trinitária.
João 1:18:
Ninguém jamais viu a Deus, o Filho unigênito, que está no seio do Pai este o deu a conhecer.
E comenta que com base nos evangelhos Jesus nunca falou que era Deus, pelo contrário, ele sempre demonstrou ser alguém que seguia Deus e o colocava muito acima dele, e menciona Deuteronômio 6:4, conhecido pelos Judeus como “SHEMA ISRAEL” - OUVE OH! ISRAEL. IAHVEH É NOSSO ELOHIM, IAHVEH É ÚNICO. Esta passagem do Velho Testamento já deixa evidenciado que Deus é único, derrubando assim a questão da TRINDADE, criada nos concílios. Por isso não podemos confundir Jesus com Deus,
Mt 24:36 e Marcos 13:32:
“Daquele dia e da hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas só o Pai”
Mt 26:39:
“Meu Pai, se é possível, afasta de mim, este cálice. Contudo não seja feito como eu quero, e sim como tu queres”.
Lucas 23:46
“Pai em tuas mãos entrego o meu espirito”
2 - No século XIX- precisamente em 1890 - O livro Obras Póstumas, publicadas após a morte de Allan Kardec, além de sua biografia, foi inserido artigos do mestre Lionês, que na pag. 121, ele refuta de uma forma elegante a questão irracional da Trindade.
“A questão da natureza do Cristo foi debatida desde os primeiros séculos do Cristianismo e pode-se dizer que ainda não se acha solucionada, pois que continua a ser objeto de discussão. Foi a divergência das opiniões sobre este ponto que deu origem à maioria das seitas que dividiram a Igreja há dezoito séculos, sendo de notar-se que todos os chefes dessas seitas foram bispos ou membros titulados do clero. Eram, por conseguinte, homens esclarecidos, muitos deles escritores de talento, abalizados na ciência teológica, que não achavam concludentes as razões invocadas a favor do dogma da divindade do Cristo. Entretanto, como hoje, as opiniões se firmaram mais sobre abstrações do que sobre fatos. Sobretudo, o que se procurou foi saber o que o dogma continha de plausível, ou de irracional, deixando-se, geralmente de um lado e de outro, de assinalar os fatos capazes de lançar sobre a questão uma luz decisiva”.(3)
Amigo Leitor, nos dias atuais, ainda existe muita confusão acerca do assunto da Trindade, onde muitos estudiosos fazem confusão colocando Jesus na condição de Deus encarnado. Para que a doutrina da Trindade, tivesse respaldo, de uma forma tendenciosa, ocorreram deturpações na historicidade da religião cristã, através de seus Concílios. UM SER DIVINO, não poderia ter família, e tão menos origem genética, em breve abordaremos em nosso blog sobre a Família de Jesus de Nazaré.
Eu utilizo neste despretensioso artigo estudo de diversos pesquisadores que endossam a concepção de Jesus, por meio natural, sendo filho de Maria e José.
Apenas através de uma Fé raciocinada, com bom senso, e dados históricos da época para entender como era regido a família judaica há dois mil anos atrás.
Em uma obra codificada por Allan Kardec intitulada a Gênese no Cap. XV item 65 relata:
65. - A estada de Jesus na Terra apresenta dois períodos: o que o precedeu e o que se seguiu à sua morte. No primeiro, desde o momento da concepção até o nascimento, tudo se passa, pelo que respeita à sua mãe, como nas condições ordinárias da vida. Desde o seu nascimento até a sua morte, tudo, em seus atos, na sua linguagem e nas diversas circunstâncias da sua vida, revela os caracteres inequívocos da corporeidade
Em respaldo ao que foi dito por Allan Kardec encontramos em uma das profecias do V. T. sobre como reconhecer o Messias.
O Messias teria a aparência de um homem ordinário [Isaías 53:2b, Filipenses 2:7-8]
Diante dos fatos expostos acima, poderíamos encerrar por aqui a questão relacionado ao seu nascimento, mas vamos abordar, outros assuntos vinculados desde as profecias deixadas no passar da história do povo Hebreu até falarmos de seu nascimento. O objetivo desse estudo é para começarmos entender um pouco do Cristianismo Primitivo, como tudo aconteceu.
Segundo o livro denominado TANAKH, lembrando as grandes divisões dos escritos sagrados da Bíblia hebraica que são os (Ketuvim). Livros da Lei (ou Torá) os livros dos profetas (ou Nevi'im), e os chamados escritos, a Tradição Cristã, faz uma divisão entre o antigo testamento e reordena os livros pelas categorias seguintes categorias:
· Lei, História, Poesia (conhecido como livro de sabedoria) e Profecias.
O Messias nasceria de uma Virgem (Isaias7:14) (4)
Este assunto, torna-se um tanto delicado de se tratar, pois algumas correntes religiosas acham que ao questionarmos esse versículo, estaríamos caindo em Heresia, porém ao estudar o lado cientifico e racional podemos ser vistos como “herético”. Como a proposta do estudo é buscar racionalidade, é necessário fazer uma avaliação histórica dos Evangelhos, sem uma visão literal do texto, de onde surgiram as indagações: acerca da passagem Isaias 7:14
Celestino, Severino, 2014; comenta:
Sabemos que quem busca respostas racionais, sobre questões religiosas, não se pode aceitar o maravilhoso e o sobrenatural. Nem se pode cientificamente quantificar princípios como fé, sentimento religioso, e nem se pode aceitar dogmas como bases cientificas (5)
Encontraremos na Bíblia de Jerusalém na Gênesis 1:28 (6)
Deus os abençoou e lhes disse: "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que rastejam sobre a terra.
Eu não tenho a pretensão de fazer proselitismo acerca do assunto abordado, porém eu acredito que muitos leem a bíblia sagrada apenas com o teor da Letra, e utilizam da fé cega para intepretação dos versículos, e não buscam analisar por um nível mais Espiritual dos ensinamentos.
Celestino, Severino, 2014; comenta:
“A história nos tem mostrado que houve uma tendência por parte dos concílios e dos patrísticos, na consolidação da igreja, em produzir MARIA, como sendo considerada virgem espiritual e fisicamente.” (7)
Essa questão abordada vai de encontro como é tratado o Celibato, em seguimentos religiosos, que é algo que não vamos mencionar nesse estudo. Ao estudar alguns artigos sobre os costumes judaicos, no que tange o papel da mulher dentro da família judaica, seria quase inadmissível a concepção virginal. Deixando claro alegoria e poesia em tal profecia de Isaias
Segundo Jeremias Joaquim; em Jerusalém no tempo de Jesus pag. 485-489:
Os deveres de esposa, consistiam em atender as necessidades, do Lar. Cozinhar, Lavar, moer, amamentar os filhos, fiar, tecer, arrumar a cama do marido, preparar o banho. Ela era obrigada a obedecer o marido como seu Senhor, essa obediência vinha revestida de poder religioso. A falta de filhos era vista como desonra ou castigo Divino. Já o fato de ter filhos, principalmente homens dava importância para mulher. Sendo uma mãe valorosa. (8)
Èmille Morin, em seu livro Jesus e a Estrutura de seu tempo, pág. 56, discorre da cultura judaica:
Sob o aspecto religioso, a mulher não era igual ao homem. Estava sujeita a todas as proibições da Lei, a todo rigor, da legislação civil e penal, e mesmo, à pena de morte.
Elas, não eram obrigadas a aprender a Lei:” Aquele que ensina a Lei à sua filha, ensina-lhe devassidão. Alguns mestres julgavam que era preferível queimar a Torá que ensina-la às mulheres. (9)
Segundo Besen, 2005, p. 117
A Igreja católica professa ainda que Maria foi concebida sem pecado, concebeu virginalmente, manteve-se virgem após o parto e foi elevada aos céus em corpo e alma no momento de sua morte. É a primeira ressuscitada por Cristo, em virtude de sua maternidade divina. (10)
(Moro Fernanda Carmargo,2004 apud Celestino, Severino,2014 p. 95)
A relação da virgindade com qualquer forma religiosa é sempre problemática. É preciso lembrar que, através da história, os mitos se sucedem e que o herói sempre nasce de uma virgem, de pai desconhecido, geralmente um deus. Com os estudos genéticos de hoje levados a tal desempenho e evolução todos os dogmas religiosos, precisam ser urgentemente revistos para que as crenças não caiam num descrédito total. (11)
A virgindade material é questionável e secundaria, pois existem na humanidade pessoas que possuem virgindade material dotado das maiores aberrações espirituais e morais. A igreja criou que o sexo é algo impuro, que foi incluso dentro dos concílios, adentrando em outras questões como celibato, etc. É necessário analisar os fatos primeiramente pelo lado cientifico, depois pelas questões espirituais e da racionalidade e do bom senso.
É de conhecimento de todos que estudam a História do povo Hebreu, temos como referência a obra de Flávio Josefo, onde fica evidente que jamais houve solicitação de celibato pelo contrário, eles primavam pela multiplicação de sua linhagem conforme gênesis 1:28, e todos descendentes de Jesus foram casados, onde apresentaremos a arvore Genealógica de José:
Diante de tamanha rigidez das leis judaicas, se por alguma hipótese Maria realmente tivesse engravidado da forma que aborda a crença católica, e tal fato não fosse atestado e aprovado pelos Doutores da Lei, ou pela comunidade onde viviam, José e Maria, estariam em sérios problemas, diante da rigidez da Torah, José diante da cultura machista e ortodoxa, ele passaria por um grande constrangimento, e, caso ele não a repudiasse Maria “Ráka”, ele sofreria os rigores da Lei judaica em conjunto com ela. E segundo veremos abaixo, a fornicação, e adultério, eram considerados para a mulher grande delito.
Ráka, um símbolo de desprezo, ou seja quando alguém em Israel, está descontente com seu próximo, geralmente esta pessoa é chamada de ráka ou Rára".
Èmille Morin, em seu livro Jesus e a Estrutura de seu tempo pag. 59 refere-se sobre o Repúdio diante da lei judaica:
O direito de repudiar, era quase que exclusivamente, do marido; Dt 24:1 Se qualquer coisa de vergonhoso for imputada a mulher, Shammai interpretava isso assim por mau procedimento, “adultério”, cujo ponto de vista devia prevalecer, no tempo de Jesus. Logo não importava muito o motivo: esterilidade, um prato mal cozido, o encontro de uma mulher mais agradável. Uma declaração como esta:
- Você não é mais minha mulher”, era suficiente, para o divórcio. (12)
Encontraremos então na bíblia de Jerusalém em Mateus I (Genealogia de Jesus)
1 Genealogia de Jesus — 1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: 2Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos, 3Judán gerou Farés e Zara, de Tamar, Farés gerou Esrom, Esrom gerou Aram, 4Aram gerou Aminadab, Aminadab gerou Naasson, Naasson gerou Salmon, 5Salmon gerou Booz, de Raab, Booz gerou Jobed, de Rute, Jobed gerou Jessé, 6Jessé gerou o rei Davi. Davige rou Salomão, daquela que foi mulher de Urias, 7Salomão gerou Roboão, Roboão gerou Abias, Abias gerou Asa, 8Asa gerou Josafá, Josafá gerou Jorão, Jorão gerou Ozias, 9Ozias gerou Joatão, Joatão gerou Acaz, Acaz gerou Ezequias, 10Ezequias gerou Manassés, Manassés gerou Amon. Amon gerou Josias, 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos por ocasião do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel, Salatiel gerou Zorobabel, 13Zorobabel gerou Abiud, Abiud gerou Eliacim, Eliacim gerou Azor, 14Azor gerou Sadoc, Sadoc gerou Aquim, Aquim gerou Eliud, 15Eliud gerou Eleazar, Eleazar gerou Matã, Matã gerou Jacó, 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus chamado Cristo.17.Portanto, o total das gerações é: de Abraão até Davi, quatorze gerações; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze gerações; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze gerações. (13)
O Messias seria descendente de Davi [2 Samuel 7:12-13; [1 Crônicas 17:11 (14)
Ao analisar Isaias 7:14, encontraremos uma contradição na Tese Católica Apostólica Romana, sobre a condição virginal de Maria, outra profecia sobre que trata que: “O Messias teria a linhagem de Davi”.
Destarte não existe nada de anormal no fato de Maria ter sido mãe da forma natural, e José o Pai de Jesus. Todavia isso jamais iria macular a Evolução espiritual de Maria, muito menos a de Joshua. Para nós Cristão é líquido e certo que ele é o MESSIAS, enviado pelo Criador. E ainda aproveito o ensejo para levantar um questionamento, Porque José é um personagem coadjuvante na vida de Jesus? Sendo que segundo os costumes Judaicos o Marido era o arrimo da família. Esse questionamento que faço, deixa pairando no Ar que sumiram com o personagem José na História do Cristo, porque Jesus era Deus Encarnado, e assim ele não poderia ter um pai terreno.
(Duquense J. Maria,2005 apud Celestino, Severino,2014 p. 95)
Os capítulos dos Evangelhos, consagrados ao nascimento são considerados pela maioria dos especialistas como textos poéticos ou de teologia. Não de história. (15)
No próximo artigo irei tratar sobre a família de Jesus, acompanhe, nossos estudos sobre o Cristianismo Primitivo.
Boa leitura e reflexão,Luciano Dudu
Referências Bibliográficas:
1- Kardec, Allan, O livro dos Espiritos,2013, Editora FEB
2- Kardec, Allan, O livro dos Espiritos,2013, Editora FEB
3- Ribeiro Guillon, Obras Póstumas, 2013, Editora FEB
4- Bíblia Sagrada, de Jerusalém
5- Silva, Severino Celestino da, O Evangelho e o Cristianismo Primitivo/ 2014, ed. Ideia.
6- Bíblia Sagrada, de Jerusalém
7- Silva, Severino Celestino da, O Evangelho e o Cristianismo Primitivo/ 2014, ed. Ideia.
8- Jeremias Joaquim; Jerusalém no tempo de Jesus, ed. Paulina 1983
9- Morin Èmile, Jesus e a estrutura do seu tempo, ed. Paulina 1982
10- BESEN, José Artulino. O universo Religioso: as grandes religiões e tendências religiosas atuais. São Paulo: Mundo e Missão. 2005.
11- Silva, Severino Celestino da, O Evangelho e o Cristianismo Primitivo/ 2014, ed. Ideia.
12- Morin Èmile, Jesus e a estrutura do seu tempo, ed. Paulina 1982
13- Bíblia Sagrada, de Jerusalém
14- Bíblia Sagrada, de Jerusalém
15- Silva, Severino Celestino da, O Evangelho e o Cristianismo Primitivo/ 2014, ed. Ideia

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Nossos sonhos

Você sonhou esta noite? Não se recorda?
O que é o sonho? Ele é o produto da liberdade que goza a alma, que se torna mais independente pela suspensão da vida ativa.
O sonho pode ser dividido em três categorias principais. O primeiro é o chamado sonho ordinário ou cerebral. É simplesmente o reflexo das impressões e imagens arquivadas no cérebro durante o período de vigília.
Ao adormecermos, tais imagens se liberam sem direção consciente e então temos cenas indecisas, sem sentido, sem coordenação. E que permanecem na memória.
Estados de sofrimento ou de doenças, facilitando o desprendimento do Espírito, aumentam ainda mais a incoerência e a intensidade dos sonhos. As impressões e imagens se chocam e se confundem.
A segunda categoria se dá quando o Espírito flutua na atmosfera, sem se afastar muito do corpo. Mergulha no oceano dos pensamentos e imagens que rolam, de todos os lados, pelo espaço.
Aí colhe impressões confusas. Tem estranhas visões. Sonhos inexplicáveis.
Também pode, nesse estado, mergulhar no passado, rever acontecimentos desta ou de anteriores vidas.
Esses sonhos, de uma infinita diversidade, conforme o grau de liberdade do Espírito, afetam sobretudo o cérebro físico. É por isso que deles conservamos a lembrança ao despertar.
O sonho profundo ou sonho espírita se dá quando o Espírito fica mais livre do corpo. Desprende-se da matéria e vai ao encontro dos seres amados, seus parentes, seus amigos, seus guias espirituais.
Também pode se encontrar, nesse estado, com outras almas, no momento encarnadas na Terra. Desses sonhos, o Espírito conserva impressões, que nem sempre afetam o cérebro físico.
Mas se gravam na consciência e depois surgem, no transcorrer dos dias, como pressentimentos, intuições, etc.
É por isso que o provérbio diz: A noite é boa conselheira.
São também registrados, com frequência, fenômenos de premonição durante os sonhos.
A mulher de Júlio César sonha com o assassínio do marido e tudo faz para que ele não vá ao Senado, naquele dia.
Abraão Lincoln, Presidente dos Estados Unidos, sonhou que se achava em uma calma como de morte. Ouviu soluços. Percorreu várias salas e no centro de uma delas viu um corpo deitado, vestido de preto, guardado por soldados. Enorme multidão chorava.
Quem morreu na Casa Branca? - perguntou. Um soldado respondeu: O Presidente. Foi assassinado. Pouco tempo depois ele morria assassinado.
E os pesadelos? São produto dos nossos desejos, recordações ou experiências espirituais inferiores, devido a um estado mental conturbado.
O maior antídoto contra os pesadelos é buscar manter o pensamento e a vontade ligados no bem. Uma boa vivência diária, uma boa leitura antes de dormir, oração sentida são excelentes recursos para termos bons sonhos.
Ainda uma vez, quem vive o bem, também sonha o bem.
* * *
Os sonhos não são verdadeiros como entendem os ledores da sorte.
É absurdo, pois, pensar que sonhar com uma coisa anuncia outra.
As preocupações do dia podem dar àquilo que se vê em sonhos, a aparência do que se deseja ou se tem medo. É um efeito da imaginação.
As interpretações supersticiosas, que pretendem relacionar os sonhos com jogos de azar e acontecimentos mundanos, devem ser repudiadas.
Gasta-se com isso preciosos recursos e oportunidades da existência.
C

sexta-feira, 15 de agosto de 2014


 TERCEIRA REVELAÇÃO: O ESPIRITISMO

Instruções dos Espíritos

A NOVA ERA
UM ESPÍRITO ISRAELITA
Mulhouse, 1861
Deus é único, e Moisés o Espírito que Deus enviou com a missão de fazê-lo conhecer, não somente pelos hebreus, mas também pelos povos pagãos. O povo hebreu foi o instrumento de que Deus se serviu para fazer sua revelação, através de Moisés e dos Profetas, e as vicissitudes da vida desse povo foram feitas para chocar os homens e arrancar-lhes dos olhos o véu que lhes ocultava a divindade.
Os mandamentos de Deus, dados por Moisés, trazem o germe da mais ampla moral cristã. Os comentários da Bíblia reduziam-lhes o sentido, porque, postos em ação em toda a sua pureza, não seriam então compreendidos. Mas os Dez Mandamentos de Deus nem por isso deixaram de ser o brilhante frontispício da obra, como um farol que devia iluminar para a humanidade o caminho a percorrer.
A moral ensinada por Moisés era apropriada ao estado de adiantamento em que se encontravam os povos chamados à regeneração. E esses povos, semi-selvagens quanto ao aperfeiçoamento espiritual, não teriam compreendido a adoração de Deus sem os holocaustos ou sacrifícios, nem que se pudesse perdoar a um inimigo. Sua inteligência, notável no tocante às coisas materiais, e mesmo em relação às artes e às ciências, estava muito atrasada em moralidade, e eles não se submeteriam ao domínio de uma religião inteiramente espiritual. Necessitavam de uma representação semimaterial, como a que então lhes oferecia a religião hebraica. Os sacrifícios, pois, lhes falavam aos sentidos, enquanto a idéia de Deus lhes falava ao espírito.
O Cristo foi o iniciador da mais pura moral, a mais sublime: a moral evangélica, cristã, que deve renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los fraternos; que deve fazer jorrar de todos os corações humanos a caridade e o amor do próximo, e criar entre todos os homens uma solidariedade comum. Uma moral, enfim, que deve transformar a Terra, fazê-la morada de Espíritos superiores aos que hoje a habitam. É a lei do progresso, a que a natureza está sujeita, que se cumpre, e o Espiritismo é a alavanca de que Deus se serve para elevar a humanidade.
São chegados os tempos em que as idéias morais devem desenvolver-se, para que se realizem os progressos que estão nos desígnios de Deus. Elas devem seguir o mesmo roteiro que as idéias de liberdade seguiram, como suas precursoras. Mas não se pense que esse desenvolvimento se fará sem lutas. Não, porque elas necessitam, para chegar ao amadurecimento, de agitações e discussões, a fim de atraírem a atenção das massas. Uma vez despertada a atenção, a beleza e a santidade da moral tocarão os Espíritos, e eles se dedicarão a uma ciência que lhes traz a chave da vida futura e lhes abre a porta da felicidade eterna. Foi Moisés quem abriu o caminho; Jesus continuou a obra; o Espiritismo a concluirá.
Um dia, Deus em sua inesgotável caridade, permitiu ao homem ver a verdade através das trevas. Esse dia foi o do advento de Cristo. Depois do vivo clarão, as trevas se fecharam de novo. O mundo, após alternativas de verdade e obscuridade, novamente se perdia. Então, semelhantes aos profetas do Antigo Testamento, os Espíritos começaram a falar e a vos advertir. O mundo foi abalado nas suas bases: o trovão ribombará; sedes firmes!
O Espiritismo é de ordem divina, pois repousa sobre as próprias leis da natureza. E crede que tudo o que é de ordem divina tem um objetivo elevado e útil. Vosso mundo se perdia. A ciência, desenvolvida com o sacrifício dos interesses morais, vos conduzia unicamente ao bem estar material, revertendo-se em proveito do espírito das trevas. Vós o sabeis, cristão; o coração e o amor devem marchar unidos à ciência. O Reino do Cristo, ai de nós! após dezoito séculos, e apesar do sangue de tantos mártires, ainda não chegou. Cristãos, voltai para o Mestre que vos quer salvar. Tudo é fácil para aquele que crê e que ama: o amor o enche de gozo inefável. Sim, meus filhos, o mundo está abalado. Os bons Espíritos vo-lo dizem sempre. Curvai-vos o sopro precursor da tempestade, para não serdes derrubados. Quero dizer: preparai-vos e não vos assemelheis às virgens loucas, que foram apanhadas desprevenidas à chegada do esposo.
A revolução que se prepara é mais moral do que material. Os grandes Espíritos, mensageiros divinos, insuflam a fé, para que todos vós, obreiros esclarecidos e ardentes, façais ouvir vossa humilde voz. Porque vós sois o grão de areia, mas sem os grãos de areia não haveria montanhas. Assim, portanto, que estas palavras: “Nós somos pequenos”, não tenha sentido para vós. A cada um a sua missão, a cada um o seu trabalho. A formiga não constrói o seu formigueiro, e animaizinhos insignificantes não formam continentes? A nova cruzada começou: apóstolos da paz universal, e não da guerra, modernos São Bernardos, olhai para frente e marchai! A lei dos mundos é a lei do progresso.
Santo Agostinho é um dos maiores divulgadores do Espiritismo. Ele se manifesta por quase toda parte, e a razão disso a encontramos na vida desse grande filósofo cristão. Pertencem a essa vigorosa falange dos Pais da Igreja, a que a Cristandade devem as suas mais sólidas bases. Como muitos, ele foi arrancado ao paganismo, ou melhor diremos, a mais profunda impiedade, pelo clarão da verdade. Quanto, em meio de seus desregramentos, ele sentiu na própria alma a estranha vibração que o chamava para si mesmo e lhe fez compreender que a felicidade não estava nos prazeres enervantes e fugidos; quando, enfim, na sua Estrada de Damasco, ele também ouviu a santa voz que lhe clamava: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”; exclamou: “Meu Deus! Meu Deus, perdoa-me, eu creio, sou cristão!” E desde então se tornou um dos mais firmes pilares do Evangelho. Podemos ler, nas notáveis confissões desse eminente Espírito,as palavras características e proféticas, ao mesmo tempo, que ele pronunciou ao ter perdido Santa Mônica. “Estou certo de que minha mãe virá visitar-me e dar-me o seu conselho, revelando-me o que nos espera na vida futura”. Que lição nestas palavras, e que brilhante previsão da futura doutrina! É por isso que hoje, vendo chegada a hora de divulgação da verdade, que ele já havia pressentido, faz-se o seu ardente propagador, e se multiplica, por assim dizer, para atender a todos os que o chamam.

Lembre -se :
DAI DE GRAÇA AQUILO QUE DE GRAÇA RECEBESTE;
EU PRECISO DE VOCÊ, VOCÊ PRECISA DE MIM E NÓS PRECISAMOS DE JESUS;
FORA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO...._/\_
Acessa lá 
https://plus.google.com/u/0/+IsraelGuaranykaiow%C3%A1/about
http://wwwisraelguaranykaiowa.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/groups/469976913109240/ Centro Espírita São Jorge.
https://www.facebook.com/groups/346614858790978/ Fora da Caridade Não há salvação
http://www.youtube.com/channel/UCXBfFQc8LkzOEIX5YG8Y4Ag
#umbandareligião